Esta instalação subterrânea secreta guarda todos os conjuntos de Lego já feitos



Eu tenho que confessar que a vida não tem sido muito boa ultimamente. Trabalhe o tempo todo, sem tempo livre suficiente, tentando ter filhos e bater muito ... durante a mudança para um país de que não gosto particularmente, longe dos meus melhores amigos e familiares. Talvez seja por isso que visitar a Memory Lane da LEGO - o cofre secreto que guarda quase todos os conjuntos de LEGO já fabricados - tenha me tocado de uma maneira que eu não esperava.

Isso não era espanto ou simples reverência. Eu já estava surpreso sem fim pela turnê da fábrica de LEGO. Não, isso era outra coisa, algo maior do que a impressionante vista dos 4.720 conjuntos de LEGO dentro deste covil. Não eram apenas caixas simples cheias de tijolos. Estes eram bilhetes para montar um portal do tempo para emoções e dias mais simples há muito esquecidos.

Eu não sabia disso quando estava curiosamente olhando os sets mais antigos da década de 1950. Jette Orduna - a curadora da Idea House, o museu de história da LEGO, situado na antiga casa da família do proprietário, Kjeld Kirk Kristiansen - estava explicando os primeiros conjuntos de LEGO, obviamente apreciando meu entusiasmo. “Aqui está a caixa de madeira que algumas lojas na Dinamarca tinham, geralmente cabeleireiros ou lojas em geral”, dizia ela enquanto a abria cuidadosamente para ver seu conteúdo, tijolos vermelhos e brancos simples sem tubos, alguns deles com janelas ”, eles continha tijolos individuais de LEGO. Naquela época, os pais os compravam regularmente para os filhos, para que pudessem continuar expandindo o sistema LEGO. ”Então ela voltou sua atenção para outro cenário, enquanto eu ficava perguntando o que era isso ou aquilo. "Sim, é chamado de 'electrónico' porque esse trem pode ser ativado assobiando", explica ela, assobiando a si mesma.

Eu estava gostando como um arqueólogo. Suas explicações, os designs legais das caixas, a rápida evolução dos primeiros anos ... Fiquei impressionado com a engenhosidade de tudo isso, curioso sobre as origens do mito. Mas foi isso. Apenas curiosidade simples. Até chegarmos aos anos 1970.

Conhecendo meus comentários anteriores, Jette foi direto para uma das prateleiras, no final do longo corredor. Ela olhou para cima e para baixo, os lábios pressionados, concentrados em encontrar algo. Enquanto ela estava fazendo isso, eu estava filmando, os olhos bem abertos, pensando "oh, é isso?" E "nah, isso não pode ser ... não é?" Minha excitação crescendo a cada segundo. Foi então que ela pegou uma grande caixa retangular com lados amarelos, dizendo “a-ha! Aqui está."

Eu me virei e vi o que ela tinha em suas mãos: o Lego Space Galaxy Explorer.

E então isso me atingiu. Descolar. Boa Sorte Vá com Deus. Estrondo.

Uma onda de emoções tomou o controle, atingindo minha cabeça como um LEGO Airbus 380. Dezenas de imagens começaram a aparecer na minha cabeça, Polaroids de Natal e aniversários que eu pensei que estavam desbotados, completamente frescos, com correção de cores e restaurados pela maldita Lucasfilm para um relançamento de Blu-ray. Eu podia até ver as prostitutas de Hollywood dizendo “Melhor do que nunca!”, “O passado nunca pareceu tão bom!” E “Cinco estrelas!” Gravadas em prata no conjunto especial da caixa. Havia minha mãe e meu pai - que construíram uma enorme roda gigante de LEGO e o Blue Train para nós quando éramos jovens demais para construí-la, e nunca paramos de nos dar novos sets todos os anos - e então meus dois irmãos e minha irmã tocando. o tapete, construindo todo tipo de construções novas e maravilhosas povoadas pelas criaturas mais estranhas. E aquele cheiro. O cheiro perfeito de tijolos de LEGO.

Você sabe do que estou falando, esses eram os dias e todo esse jazz. Mas de verdade. Sentimentos e momentos de momentos em que tudo era inocente e sua única preocupação era sua bicicleta, um grande tapete cheio de tijolos de LEGO e a quantidade de cacau em seus cereais.

Depois disso, houve uma onda após a outra, saltando do LEGO Space para o LEGO Technic, para a LEGO Town, para o LEGO Castle e os LEGO Pirates e LEGO Star Wars. Cada um estabeleceu uma memória, um momento específico da Kodak borrado pelos olhos lacrimosos ocasionais.

Logo, muito cedo, acabou. E enquanto eu subia as escadas, de volta ao presente, deixando lentamente o passado voltar à arca do tesouro, pensei: “Deve ser isso. Esta deve ser a razão pela qual a LEGO é tão amada por quase todos no planeta. ”Claro que são divertidos. Os detalhes, os designs incríveis, a maneira como você os toca fisicamente, como eles fazem você usar as mãos, a criatividade e a lógica. Tudo o que existe, tudo faz parte de seu apelo universal.

Mas tem muito mais. Algo mais fundamental, maior que a soma de todas essas qualidades. Por trás de tudo isso, há uma conexão primordial, algo que faz com que todos sintonizem a infância quando vêem os tijolos e voltem a momentos mais brilhantes e descuidados, mesmo nos níveis subconscientes.

E pensando nisso, entrei para Jette e Jan no mundo real, com um sorriso no rosto. A vida não era tão ruim, afinal. Não se algo tão simples como um tijolo colorido puder me fazer sorrir de novo.




Créditos: Artigo traduzido da publicação em https://gizmodo.com/this-secret-underground-facility-guards-all-lego-sets-e-5018990
Jesus Diaz

Sem comentários:

Enviar um comentário