Adultos usam Lego para combater o estresse

Brincar com o Lego pode ser bom para o seu bem-estar mental



Brincar com o Lego pode ser bom para o seu bem-estar mental


Se hoje um adulto admitir que brinca com Lego já não é uma revelação embaraçosa como seria há uma década, mesmo que não seja necessariamente o tipo de coisa de que mais gostaria de se gabar. Mas a Lego não seria a marca mais confiável do Reino Unido (superando a Apple e a Disney) se apenas se dirigisse às crianças. Toda a gente adora Lego, ou gostou em determinado momento da sua vida, e atualmente existem muitos conjuntos de Lego que, em termos de assunto e preço, são voltados diretamente para adultos. A alegria tátil das pequenas peças de plástico não é necessariamente apenas uma perda de tempo trivial.


Vários adultos fans afirmam que construir com Lego os ajuda a relaxar e, em alguns casos, a lidar com grandes problemas de saúde mental como a depressão. "Eu e minha esposa, perdemos dois filhos", diz-nos Maheady. “Isso atingiu-me muito intensamente e eu tenho depressão e ansiedade muito fortes. Eu poderia passar o dia de trabalho bem, mas quando chegava a casa senti fala de algo para fazer, para passar o resto do dia. E eu pensei comigo mesma que talvez pudesse pegar em algum Lego e construir para tirar a minha mente de outras coisas. E isso aconteceu. Fazer isso não tirou a depressão e a ansiedade por completo, mas definitivamente ajudou a dar um tempo. E assim, depois de construir alguns dos conjuntos, decidi fazer as minhas próprias construções … nós pegamos naquela grande Millenium Falcon.
Brincar com o Lego pode ser bom para o seu bem-estar mental
Eu construí-a e depois fiz uma mesa de café para colocá-la. Foi quando realmente comecei a gostar, não apenas a seguir instruções, mas construir as minhas próprias coisas. Porque então eu posso perder-me ainda mais e realmente gostar disso.” Maheady acabou por encontrar fãs online e ajudou num grupo de caridade, mas para ele construir Lego é geralmente mais um prazer particular. “Eu sou professor de educação física, então sou bastante desportista. Eu faço muita da minha socialização enquanto pratico desporto, mas quando se está a praticar desporto, não se consegue esse tempo de relaxamento ”, explica ele. “Quando eu estava sofrendo muito, muito mal o Lego era uma dádiva de Deus. Eu lutava durante o dia no trabalho, voltava para casa, lutava contra o que eu tinha que fazer, e depois chegava a um ponto durante a noite e sentava e por duas ou três horas e não era uma luta. Então, acho que qualquer um que esteja à procura de conselhos para a saúde mental esta é uma coisa tão boa a fazer."


Nem todos os fãs adultos têm uma história tão séria para contar. Para muitos, uma fuga da rotina diária é a razão pela qual precisam de se dedicar ao hobby. Peter Mordecai, de 29 anos, é um advogado de dia, mas um construtor de Lego à noite. "O meu trabalho é bastante intenso e muito estressante", admite ele. “Então é bom fazer algo completamente diferente. Eu sou um pouco perfeccionista, então é bom ter algo que é muito prático, baseado em precisão. É bom ter algo completamente diferente do meu trabalho, onde não estou a pensar muito, mas posso concentrar-me de verdade e esquecer tudo o resto.”


Brincar com o Lego pode ser bom para o seu bem-estar mental
Jack Daubey é um fabricante de placas de 29 anos que, como muitas pessoas com quem falamos, está a voltar para a Lego através de um dos temas mais populares da empresa: Star Wars. "A minha cara-metade comprou-me um dos calendários de advento de Lego Star Wars e eu realmente gostei disso", diz Daubey. “Uma coisinha todos os dias, ao longo de dezembro, e ela podia ver que eu estava claramente gostando, então acabei comprando um pouco mais de Lego para o Natal daquele ano. Eu particularmente gostei das minifiguras, então eu acabei por voltar a isso através da coleção de minifiguras e depois envolvi-me mais na construção.” A partir daí, ele começou a experimentar construir os seus os próprios modelos e, eventualmente, participar em eventos de fãs da Lego e a reunir com outros para fazer projetos coletivos. “Envolvi-me com uma instituição de caridade chamada Fairy Bricks , que doa tijolos Lego para hospitais infantis. E comecei a ajudá-los na captação de recursos em shows e coisas assim. Esse foi o grande catalisador para mim ”, explicou. “Eu acho que muitas vezes as pessoas têm uma má ideia dos adultos colecionadores de brinquedos. Pensam que são pessoas que não querem que as crianças tenham os brinquedos e que os mantêm imaculados. Mas eu acho que os fãs da Lego vão muito contra esse ponto e para mim isso foi realmente uma boa maneira de obter algo de volta.”


Brincar com o Lego pode ser bom para o seu bem-estar mentalDan Jarvis é um condutor de empilhador, de 37 anos e um dos mais respeitados construtores de Lego no Reino Unido. Com três filhos em casa, faz toda a sua Lego no sótão, uma imagem espelhada do personagem de Will Ferrell, do The Lego Movie, com seu enorme set-up na cave. “Quando voltei ao Lego, estava a morar sozinho e um amigo meu trouxe-me uma caixa de Lego, que encontrara no sótão da casa da mãe, para me manter entretido, para me manter ocupado. Porque eu gostava de fazer modelos Airfix… Eu sempre gostei de construir coisas. Então eu apanhei o bichinho e descobri a comunidade online e todo esse mundo massivo da Lego.” Tal como os outros, ele começou a comprar conjuntos de Lego, mas gradualmente começou a concentrar-se em construir seus próprios projetos e levá-los para expor em shows. “Eu sempre fui muito criativo quando era criança, construindo tocas e usando brinquedos para recriar cenas e coisas assim. Então, acho que sempre esteve em mim ”, diz Jarvis. “A minha esposa diz que, para um homem adulto, ainda sou bastante infantil, porque a minha imaginação e a minha criatividade ainda são bastante fortes. Muitos homens que ela conhece da minha idade já perderam isso.” Jarvis estima sua coleção Lego Star Wars em cerca de 300 conjuntos, mas agora está mais interessado em construir as suas próprias criações - sem nenhum manual de instruções para seguir. Para fazer isso ele precisa de acesso a muitos Lego. Ele estima que tem cerca de um milhão a um milhão e meio de tijolos, com um valor total entre 15.000 e 20.000 libras. Tal como acontece com os outros Jarvis principalmente vê a construção de Lego como uma maneira de relaxar e desfrutar de algum tempo sozinho de qualidade. “Principalmente as coisas que eu construo, que eu faço isso sozinho. Porque é minha fuga. Eu vou para o sótão e posso esquecer todos os problemas do mundo e relaxo totalmente. E esse é realmente o meu alívio do estresse. Se eu tiver um dia ocupado ou ruim no trabalho e chegar a casa e com as crianças a correr e a gritar, pode haver dias em que isso é realmente estressante e então é bom, quando todos estão na cama, sentar no sótão por uma ou duas horas e construir algo. E então acordo de manhã todo revigorado e feliz.”


“É definitivamente algo em que penso se tive uma semana estressante, é definitivamente algo que ajuda a relaxar", concorda Daubey. “Eu gosto que seja algo construtivo. Acho que há muitos hobbies com que se pode relaxar, mas para muitas pessoas da minha idade são jogos de vídeo e coisas assim. E muitas vezes você não se sente como se tivesse algum retorno depois de terminar. Considerando que, com a construção de um conjunto de Lego, você fica sozinho, mas depois de ter feito isso tem algo divertido para ver e apreciar. Realmente define o seu foco. Você pode pegar um conjunto simples, que se pode construir em cinco minutos, e ter um filme ou algo em segundo plano. Ou pode ir para um dos sets maiores e realmente se envolver nele. E há técnicas tão inteligentes ... começo a pensar como se pode aplicar isso noutro lugar. Então é uma excelente distração, mas também dá para ficar com algo no final.”


“Eu tenho sorte, a minha esposa é bastante fã de Lego também. Não tanto quanto eu, mas ela é uma grande fã de Harry Potter. Então, o renascer do tema Harry Potter significa que... nós fizemos uma viagem até à loja Lego no início do ano e saímos com duas cópias de quase todos os conjuntos. Então, estamos planeando construir algumas partes de Hogwarts juntos. Então nesse aspeto é muito bom.” Perguntamos a Daubey quanto vale a sua coleção, mas ele hesita em atribuir um valor. “Eu costumava justificar muito em termos de valor. Se alguém me dissesse: - Você coleciona Lego? Isso é um pouco estranho. Eu diria: - Ah sim, mas eu comprei este conjunto por 15 libras e poderia vendê-lo por 60 libras agora se eu quiser. Mas eu não olho muito mais para o dinheiro em termos de dinheiro. Eu percebo que na verdade isso não importa. É o que eu ganho com isso que é importante. Eu gosto disso, isso me ajuda a relaxar, e eu tenho muito valor nisso. É algo criativo que também ajuda a limpar a mente e isso realmente funciona para mim.”



Créditos: adaptado do texto de David Jenkins, originalmente publicado em https://metro.co.uk/2018/10/02/why-adults-are-using-lego-to-battle-stress-7987417/


Leia também o artigo: LEGO é um ótimo brinquedo para aliviar o estresse dos alunos

Sem comentários:

Enviar um comentário